11 de dezembro de 2015 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração: Sarah Roque
Um exercício de gratidão e nossos sucos energizantes favoritos
meditaçãosucos

O ano de 2015 está acabando e a Capitolina decidiu falar sobre energia neste dezembro, quando já começamos a ouvir: “Então, é Natal, o que você fez? O ano termina e nasce outra vez”.

Não foi lá dos anos mais fáceis, esse tal de 2015. Talvez, num outro momento da minha vida, eu olharia para trás e pensaria: “Caraca, deu tudo errado”. Pois é, mas teve coisa que deu certo. Por mais incrível que possa parecer.
Como eu cheguei a essa conclusão? Comecei a ser grata. Sim. É o que eu tenho feito de uns meses pra cá. Eu parei pra ver que sempre, SEMPRE há aquela coisa pra gente dizer: “Nossa, como sou grata por isso”.

Isso vem com exercício, minha gente. E ele ainda toma de mim bastante coragem. Mas é recompensador. Então, nesta segunda sexta-feira de dezembro de 2015, estou aqui pra ensinar pra você esse jeitinho básico de estimularmos a gratidão. Acredite, isso muda a gente!

Como é que funciona, então? Eu explico. E, de quebra, e em agradecimento por eu estar ensinando esse truque, as outras meninas da editoria ensinam pra mim e pra vocês seus sucos energizantes favoritos :)

Pegue uma caneta e um papel e pense no que aconteceu no seu dia, na sua semana… comece com cinco coisas pelas quais você é grata. Escreva-as naquele papel e pense o motivo de sua gratidão. No começo, a gente dá uma empacada. É mais ou menos assim: “Ai, não tenho nada pra agradecer”. Nesses momentos de “Houston, we have a problem”, respire fundo, acalme-se e pense de novo. Amizades, pequenos gestos de gentileza, uma comida gostosa que alguém fez pra você… depois, escreva!

Com o tempo, você vê que fica mais fácil. Ser grato vai ficando cada vez mais natural. E é essa coisa boa que eu tenho vontade de devolver para o mundo. Quero dar para o mundo só o que há de melhor em mim. A gratidão é um desses sentimentos que quero espalhar por aí! Uma boa dica é fazer isso de noite, assim funciona como uma reflexão sobre seu dia e pode te ajudar a ir para a cama com uma energia positiva. Eu faço todo dia, como um momento de reflexão mesmo, e guardo os papéis pra reler depois. Dá também pra andar com um caderno e anotar as coisas quando você tem aquela sensação de gratidão. Ou, em vez do caderno, guarda tudo numa garrafa/pote e ler no fim do ano. Pode ajudar a energizar pro ano seguinte relembrar todos esses momentos bons.

Se você achar que consegue, tente dizer essas coisas em voz alta. Parece meio bobo, mas o poder da palavra é muito forte. Feche os olhos, encontre uma posição confortável, respire fundo e agradeça. Quem quiser meditar mesmo pode seguir este vídeo aqui, que eu acho bem legal. A Capitô também já ensinou uns truques pra meditar e relaxar, que você pode acessar neste link.

Eu tenho algumas coisas pelas quais sou muito grata:

– Ir pra terapia: eu já queria há um tempo e, agora, resolvi agir. Está sendo importante na busca por mim mesma e pra me ajudar a encarar muitas coisas.
– Mudanças: tomar coragem, encarar meus desejos e buscar minhas realizações. Eu aprendi que vale a pena tentar!
– Capitolina: sabe quando você admira muito uma coisa? É o que sinto em relação à revista. Estar aqui, ouvir tantas meninas, escrever, fazer receitas… faz a gente entender que o mundo vai muito além da gente. Estar aqui me faz crescer pessoalmente e profissionalmente. É uma experiência maravilhosa!
– Amigos: quando se mora longe de casa, seus amigos se sua tornam família. Minha imensa gratidão a todos vocês que me acolhem, me dão colo e puxam a minha orelha!
– Família: mãe, pai, irmão, namorado, tio, tia, primos! A verdade é que eles me aguentam e me ajudam. Vão me guiando e me consolando pelo caminho (mesmo à distância, no caso de alguns deles).

E aí, pelo que vocês são gratas? Um beijo cheio de gratidão pra vocês, lindas, poderosas que me encorajam e me inspiram! <3

SUPER BÔNUS: SUCOS ENERGIZANTES

Smoothie-shake vegan de pera, couve, manteiga de amendoim e banana da Nicole
– 1/2 pera
– 1 xícara de couve
– 1/2 banana
– 1 colher de creme de amendoim
– 1 xícara de leite de soja (ou o leite que preferir)

Pique grosseiramente todos os ingredientes sólidos (incluindo o creme de amendoim) e coloque em um copo grande. Coloque no freezer e deixe por pelo menos 5 horas! Quando for tomar, complete o copo com o leite até cubrir tudo. Jogue essa mistura de leite com vegetais e a manteiga congelada no liquidificador (ou com um mixer) e bata até ficar bem cremoso! Se preferir, pode coar antes de servir.

Suco verde energizante e azedinho da Luiza
– 1 limão
– 1 laranja
– 1 uma maçã verde
– 2cm de gengibre (ralar)
– 1 folha de couve

Só bater tudo no liquidificador com um pouquinho de água ou água de coco. Pode coar, mas eu prefiro colocar um gelinho pra ele dar aquela diluída.

Smoothie delícia pós atividade física da Maísa
Pode ser tomado quando você quiser, mas é especialmente bom pra se recompor pós atividade física, por ser líquido, proteico e ter banana, que é ótima pra evitar câimbra.

– 15-20 amoras lavadas e congeladas
– 1 copinho de iogurte natural
– 1 banana prata ou nanica (prefiro prata)
– Se preferir, pode adicionar mais meia xícara de água gelada

É só bater tudo no liquidificador e beber, na minha opinião nem precisa adoçar!

Smoothie de Sol da Letícia
Excelente pra ser tomado pela manhã e dar aquela energia pro dia:

– 2 bananas maduras congeladas
– 2 folhas de couve
– 1 laranja
– 1 limão
– +- 150ml de água

Bater tudo no liquidificador e adoçar se necessário.

Aline Bonatto
  • Colaboradora de FVM & Culinária

Oie! Eu nasci há alguns anos atrás (num dia de abril, em 1988), morei até os 19 anos em Colatina, um lugar quente no Norte do Espírito Santo, e vim para Niterói estudar Jornalismo. Saí da faculdade, mas não de Niterói e trabalho no Rio como repórter de TV. Gosto de escrever, ler, cozinhar, especialmente se eu não for comer sozinha, adoro ficar largada no sofá assistindo a séries/filmes/novelas acompanhada do namorado ou de amigos ou com todo mundo junto. Ah, e com um brigadeiro na colher!

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos