3 de julho de 2015 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Um livro pra abrigar o seu tablet ou reader

Um livro dentro de um livro! Sim, porque nós amamos livros de papel, mas também curtimos os eletrônicos.

Gente, acho que nunca quis tanto fazer um tutorial e curti tanto o resultado de um na vida. Tenho meu Kindle já faz um tempo, e ele sempre morou dentro de uma polaina. Aham, aquilo que as bailarinas usam pra aquecer as canelas. Que também foi moda nos anos 80. Polainas. Isso porque as capinhas pro Kindle custam quase o preço do Kindle, e são meio bobas, de couro, sem gracinhas. Eu sempre namorava os tutoriais de capinhas no Pinterest, mas confesso que ficava com preguiça, achando que não ia dar certo. Esta versão especificamente, feita a partir de um livro de verdade, me deixou completamente louca, até que o tema #segredos bateu aqui na Capitô e eu finalmente parei de dizer que ia fazer e fiz.

Mas Luiza, parece complicado… olha, não vou mentir, é um pouco. É preciso paciência, acima de tudo. Mas o resultado final é tão espetacular que eu sugiro que vocês se encham de coragem e façam. Aliás, vou fazer a Ana Maria Braga aqui e dizer que quem aperfeiçoar a técnica pode vender e ficar RYCA, heim. Fica a dica.

Vamos lá. Precisaremos de:

  • Um livro de capa dura, maior que o tablet (eu diria que é bom que sobre pelo menos 1,5cm em cada margem, de preferência 2cm. Vocês vão ver que no meu caso a margem direita ficou muito fina, e foi complicado na hora de “cavar” e de finalizar com os ímãs)
  • Cola branca
  • Água
  • Super bonder (ou qualquer super cola – não está na foto mas acabei usando)
  • Sobra de tecido (que combine com a capa do livro)
  • Pincel
  • Dois ímãs e duas moedas de 5 centavos (roubem os ímãs de algum ímã velho de geladeira, sempre tem um que você pode usar. Procure os mais fortes e, de preferência, mais finos, porque vai ajudar no processo).
  • Estilete
  • Régua
  • Fitinha de cetim (uns 20cm – esqueci de colocar na foto)
  • Sacola de supermercado

IMG_6542

Você vai destruir o livro, né, então escolha bem. Eu era meio apegada a este, pra ser sincera, mas aí pensei que agora ele vai estar comigo bem mais, e depois eu compro uma edição atualizada. Uma dica pra quem não tiver um livro bom pro projeto é ir a um sebo. Geralmente você encontra uns livros de capa dura bem baratinhos, e aí pode encapar do jeito que quiser – tem até tutorial aqui na Capitô.

Vamos lá então!

1. Vamos diluir a cola branca, pra ficar mais fácil dela penetras nas páginas do livro e colar tudinho. A proporção é 3/1, mas não precisa ser muito precisa não. Jogue um pouco de água na cola branca, até ela ficar com uma consistência de tinta, e tá ótimo. Daí você vai abrir o livro, pular as duas primeiras páginas (use um clips pra deixar elas bem pregadinhas na capa) e começar a afogar as lombadas do livro com cola. Camada atrás de camada. Pode lambuzar a página de cima também. Passe cola extra entre a última página e a quarta capa. Inclusive, eu tinha uma super bonder aqui e tasquei um pouco lá, just in case.

IMG_6543

Ignorem essa folha branca. No tutorial que eu segui dizia que era pra colocar folhas de papel entre essas páginas que você pulou e as que você ia colar, pra proteger, mas achei desnecessário. Apenas passe duas páginas pro lado esquerdo e tome cuidado pra não passar cola nelas.

IMG_6546 IMG_6547

2. Quando você estiver satisfeita, coloque uma sacola de plástico ou qualquer outra coisa que não seja papel (pra não colar) em cima do livro e encha de peso em cima. Não é pra fechar o livro – o peso vai só em cima do lado direito, que está todo colado. Se puder, ligue um ventilador em cima da parada pra secar mais rápido. Deixe ele lá por pelo menos umas 4 horas. Sério. Se puder deixar da noite pro dia, melhor ainda. Quando eu fui ver o meu, a sacola tinha grudado um pouco na folha de cima, aí rasgou ligeiramente. Mas adivinha? Não tem problema, porque você deixou uma folha na esquerda pra fazer o acabamento depois.

IMG_6548

3. Agora nós vamos começar a cortar. Coloque seu tablet em cima do livro, trace com um lápis e mãos à obra. Quanto mais perto da lombada do livro você puder fazer o buraco melhor, porque sobra mais espaço na margem de fora pra colocar os ímãs, e o livro vai fechar melhor. Nem pense em tentar fazer cantos arredondados, você vai se arrepender em 10 segundos. Daí é paciência – vá estiletando e tirando algumas folhas por vez. Vai tirando e vai botando o tablet lá dentro pra ver se já está bom. Você pode fazer o buraco bem fundo ou mais raso, depende de algumas coisas. Eu quis deixar o meu mais raso porque o meu kindle é daqueles que você passa a página num botão do lado, então se fizesse muito fundo ia ficar difícil passar a página com ele ali dentro. Sei que em tese o livro é só uma casinha, mas eu amei tanto que acho que quando estiver viajando vou usar o tempo todo. Em compensação, quanto mais folhas você tirar, mais leve fica. A decisão é sua.

IMG_6551

IMG_6552

Tá vendo como a sacola colou? Mas não tem problema, porque você vai cortar isso fora.

IMG_6553 IMG_6554 IMG_6556

4. Agora vamos aos ímãs. Pro livro fechar direitinho, você vai precisar fazer buracos pra eles também. É chatinho, mas com paciência dá tudo certo. Entenderam por que eu disse que é bom deixar pelo menos 2cm de margem? Eu sofri pra cavar esses buraquinhos sem desmilinguir o livro todo. Eu usei esse agulhão e o estilete pra ir cavucando até conseguir enfiar os ímãs nos buraquinhos. Usei super bonder pra segurar eles também. Daí você pega as moedinhas de 5 centavos e cola (com super bonder) na capa, na mesma altura que colocou os ímãs do outro lado. Daí você vai entender as duas páginas que pulou lá no início – elas vão servir de acabamento. Uma vai pra esquerda, por cima das moedas, e a outra pra direita, por cima do buraco e dos ímãs. Essa da direita deve ser a folha de rosto, porque aí você passa o estilete e cola ela no fundo do buraco. CUIDADO pra não fechar o livro imediatamente após este estágio, porque a cola desse acabamento ainda vai estar secando e, se os ímãs se encostarem, vai rasgar tudo. Espere pelo menos uma horinha.

IMG_6559 IMG_6560 IMG_6561 IMG_6562

Passe o estilete de leve na folha de rosto, pra soltar a parte do meio, e aí cole no fundo.

Passe o estilete de leve na folha de rosto, pra soltar a parte do meio, e aí cole no fundo.

IMG_6564

5. Tá quase, gente! Falta só cortar o tecido pra fazer o acabamento. Eu não quis colocar tecido no fundo do buraco exatamente porque queria que aparecesse a folha de rosto com o nome do livro, mas se você não ligar pro livro ou for encapar tudo, pode botar ali também. É só cortar do tamanho certinho e colar com a cola branca diluída que você fez lá no início. Depois cola o fitilho, que vai te ajudar a tirar o tablet lá de dentro, e fim! Eu deixei o meu mais uma noite debaixo dos dragões pra ficar bem durinho.

IMG_6592 IMG_6586 IMG_6589 IMG_6590

 

Luiza S. Vilela
  • Coordenadora de Culinária & FVM
  • Colaboradora de Estilo
  • Colaboradora de Esportes
  • Revisora

Luiza S. Vilela tem 28 anos e mora no Rio, mas antes disso nasceu em São Paulo, foi criada em Vitória e viveu uma história de amor com Leeds, na Inglaterra, e outra com Providence, no Estados Unidos. Fez graduação em Letras na PUC-Rio e mestrado em Literatura e Contemporaneidade na mesma instituição. É escritora, tradutora, produtora editorial e acredita no poder da literatura acima de todas as coisas.

  • Noruniru

    Que lindo que ficou!!!!!!

    • luizavilela

      <3

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos