5 de setembro de 2015 | Colunas, Literatura | Texto: and | Ilustração: Helena Zelic
Um “Oi” da Literatura

Oi, meninas! Quem escreve é a Helena e a Má, coordenadoras de uma das mais novas áreas da Capitolina: Literatura!

Nós antes já falávamos desse assunto dentro da área de Artes, mas achamos que os livros e as mulheres escritoras mereciam aparecer toda semana – assim como as artistas visuais também! – porque, afinal de contas, é muito assunto. Às vezes, parece até infinito, já que ainda temos, todo ano, novas escritoras e novas artistas – que, na maioria das vezes, não têm todo o reconhecimento que merecem, e nós vamos ajudar a mudar isso.

Como esse é o nosso primeiro texto de literatura, vamos começar explicando como nossa área vai funcionar. Pensamos num calendário bem bacana e esperamos que vocês também curtam, acompanhem, surgiram, proponham e interajam conosco!

 

Quem escreve?

Nossos textos vão rolar aos sábados e temos uma equipe com 13 meninas super empolgadas em falar de literatura! Algumas vocês já viram em outras áreas da Capitô antes, outras acabaram de chegar. São elas: Carolina Walliter, Domenica Morvillo, Dora Leroy, Isabela Sampaio, Luisa Geisler, Lúcia dos Reis, Maíra Carvalho, Marcela Ramos, Marina Lazarim, Natasha Ferla e Taís Bravo. E nós duas, né. 🙂

 

Quais os temas?

Nossa área de Literatura estará divida em colunas. São elas:

Clube de Leitura das Minas: nessa coluna nós vamos trazer o combo vídeo + texto sobre algum livro escrito por uma mina! O texto será escrito por colaboradoras da nossa área e o vídeo será um episódio do vlog Clube de Leitura das Minas! Ele é apresentado pela Taís Bravo e vai trazer, toda primeira sexta-feira do mês, uma discussão sobre um livro escrito por uma mina!

Sabe o que é mais legal? Você, leitora, é quem escolhe o livro a ser explorado nessa coluna! Para participar é fácil: é só confirmar presença no nosso evento e votar na enquete com as opções de livro para o mês de Outubro!

Tema Livre: esse é o espaço que vai permitir que a gente fale de qualquer coisa que dê na telha.Vamos falar sobre nosso livro preferido e que já está destruído de tanto que tocamos suas  páginas; do livro que nos fez chorar enquanto líamos no ônibus; do livro que não-aguentamos-mais-pelo-amor-da-Deusa terminar de ler; explorar a construção de personagens femininas não tão famosas de sagas famosas (spoiler ENORME do que vem por aí e que é IMPERDÍVEL). Enfim, essa é a coluna para deixar a imaginação solta para falar sobre o que quisermos… desde que seja sobre Literatura! <3

Escritora do Mês: que tal conhecer uma escritora nova a cada mês? Vamos apresentar para vocês o nome e as obras de mulheres incríveis que são escritoras e que contribuem muito para formar o que conhecemos como Literatura. Mas, afinal, o que é Literatura?

Caderno de Literatura: nós vamos responder esta e outras dúvidas sobre literatura na nossa última coluna do mês! Cadernos de Literatura será o espaço para escrevermos sobre o que é, como se faz, quais são os tipos de Literatura; sobre livros clássicos e contemporâneos; sobre representações; enfim, sobre teorias por trás de todos estes conceitos, escritores e histórias!

 

Nossa apresentação fica por aqui e nossa energia e empolgação está no nível 1000 para botar a mão na massa e desenvolver todos estes assuntos para vocês nessa nova e incrível área! E vocês, estão animadas como a gente? O que esperam ver nas colunas de Literatura? Contem para a gente nos comentários! <3

***

Abaixo, o primeiro episódio do vlog Leitura das Minas, onde a Taís se apresenta e traz o debate sobre o livro “Um teto todo seu”, da Virginia Woolf.

Má Dias
  • Coordenadora de Social Media
  • Coordenadora de Literatura
  • Colaboradora de Artes

Má Dias, 21 anos. Mora em um Rio de Janeiro, mas ama uma São Paulo. Estuda Comunicação Social na UFRJ, aceitou o árduo (e feliz) caminho de ser jornalista e foi parar no incrível mundo das redes sociais. Adora uma bagunça, ler, criar e inserir livros novos na sua estante: tudo culpa do Aquário com ascendente em Capricórnio. Segue firme e forte encarando o 7x1 de cada dia.

Helena Zelic
  • Coordenadora de Literatura
  • Ilustradora
  • Colaboradora de Relacionamentos & Sexo

Helena tem 20 anos e mora em São Paulo. É estudante de Letras, comunicadora, ilustradora, escritora e militante feminista. Na Capitolina, coordena a coluna de Literatura. Gosta de ver caixas de fotografias antigas e de fazer bolos de aniversário fora de época. Não gosta de chuva, nem de balada e nem do Michel Temer (ugh).

  • Cá Fonseca

    Nossa que bacana, achei o máximo a iniciativa… Busquei fazer isso também com meu blog, falando sobre escritores independentes e é muito legal saber que cada dia mais tem gente se interessando por escrever…

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos