9 de março de 2016 | Colunas, Tech & Games | Texto: | Ilustração:
Usando as tarefas cotidianas como missões em apps
habitica

Para muitas pessoas se organizar com todas as tarefas do cotidiano é um jogo da memória tranquilo e favorável, comigo essa disciplina sempre foi uma febre que vai e volta ao longo do ano – o que me deixa totalmente desorganizada e anotando tudo em todos os cantos pra tentar dar conta – nunca deu certo! Numa tentativa de manter os hábitos e afazeres em dia com mais facilidade recorri aos aplicativos de celular que são mais motivadores porque transformam suas tarefas e atividades em missões a serem cumpridas! Aqui estão alguns que esbarrei nessa busca:

Habitica: Inicialmente o meu favorito! Tem disponível em português, rola acessar pelo computador, dá para personalizar suas próprias recompensas (como ficar de preguiça mais dez minutinhos, hihi), divide os afazeres por categorias e também permite visualizar/criar compromissos só de filtros específicos – também customizáveis pela usuária. Também ocorre penalidades quando não mantém o hábito listado (o que aconteceu todas as vezes que eu procrastinei ir pra academia, por exemplo). Com o tempo dá pra desbloquear muitos recursos como animais de estimação, missões e lutar com monstros! Porém, como nem todo aplicativo é perfeito ele só funciona com internet. ):

EpicWin: Ele é bem mais simples que o habitica, mas sente bem mais como um jogo de celular, o que torna o uso do aplicativo bem fluído mesmo não tendo versão em português disponível, também tem mais animações e mais categorias semelhantes as de rpg (como estamina, força, intelecto, etc), como dá pra usar offline eu acabei adaptando ele pra tarefas que eu faço fora da área do wi-fi, confesso que foi engraçado e motivador ganhar pontos por cada item da lista de compras, que eu colocava no carrinho, haha).

Baixei mas não rolou química: Task Hammer, Life RPG e LifeRPG (juro que esses dois últimos são apps diferentes!).

Queria baixar mas não tinha compatibilidade: HabitRPG e HabitBull.

Depois de passar uns dias usando esses apps percebi que envolve muita sinceridade pra admitir a indisciplina e comprometimento para anotar todas as tarefas, mas vale muito a pena se você começar com seriedade e claro: o coração aberto!

  • Gabriela

    gente eu era apaixonada pelo habitrpg tipo LOUCAMENTE. sdds habitrpg. depois desse post lindo deu vontade de voltar a usar!!

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.