4 de fevereiro de 2015 | Edição #11 | Texto: | Ilustração: Luiza Serpa
Voluntariado em prol da comunidade: Conheça o LEO Clube

Liderança. Experiência. Oportunidade. Essas três palavras formam a sigla do LEO Clube, além de serem as afirmações do que nós, companheiros LEO, conquistamos ao participar dessa bela iniciativa.

LEO Clube é, em suma, um grupo de serviço voluntário juvenil, voltado ao público de 12 a 30 anos, sendo patrocinado pelo Lions Clube local. O Lions, para quem não conhece, é uma das maiores organizações em nível internacional voltada ao serviço humanitário, fundado por Melvin Jones, em 1917 nos Estados Unidos. Foi em 1957 que um companheiro leão chamado Jim Graver, juntamente com outro companheiro William Ernst, começaram o debate sobre a possibilidade de iniciar um grupo de jovens leões e, enfim, em 5 de dezembro daquele mesmo ano, foi fundado o LEO Clube da Abington High School. Entretanto, mesmo com a fundação de mais dois clubes, o LEO somente se tornou um programa oficial do Lions Clubs International em 1967. No Brasil, o LEO Clube foi fundado em meados de 1969, em Alagoas.

Estimulando a Liderança, o LEO incentiva o compromisso dos associados perante seu clube, com distribuição de cargos de diretoria que são de fundamental importância para a estrutura, organização e funcionamento deste. Além disso, todos os associados possuem autonomia para a proposição de campanhas que visem o voluntariado com a comunidade. Todos os associados participam de todas as etapas do processo, desde a presença em reuniões até a coordenação de uma arrecadação de alimentos. Deste modo, se fortalece o espírito de liderança em cada um.

Promovendo a Experiência, O LEO Clube promove a solidariedade, seja entre os companheiros e a sua comunidade; seja entre os próprios companheiros. O LEO nos coloca em um ambiente de puro aprendizado e compaixão. Poder ajudar o próximo, sem esperar algo em troca é basicamente o que nos move, só que vai além da falácia, colocamos isso de uma forma concreta e proveitosa. Tem-se a experiência mais valiosa nessa vida: fazer a diferença.

E por último, mas definitivamente não menos importante, exercendo o espírito de Liderança e podendo desfrutar da Experiência, temos a Oportunidade. De quê? De ser LEO, de conhecer pessoas incríveis que também sentem no coração esse desejo de ajudar o outro, que sabem que não podemos mudar o mundo num passe de mágica, mas podemos sim começar pela nossa própria comunidade e com muito trabalho e dedicação, e assim, aos poucos, construir um mundo melhor no qual as pessoas pensem além de si.

Cabe somente a nós transformar o mundo, e o LEO Clube pode ser o primeiro passo dessa longa jornada. Você não estará sozinho.

“O LEO Clube é um programa de jovens, que leva ao desenvolvimento pessoal e social, pois esses jovens irão contribuir para com a sociedade, e se tornarão cidadãos melhores. LEO Clube, além do aspecto social, tem em seu foco principal a formação de lideranças.”
– Peterson Padilha (Presidente do Distrito LD9, AL 2014/2015)

Priscylla Piucco
  • Membro do Conselho Editorial
  • Coordenadora de Relacionamentos & Sexo

Priscylla. Apaixonada por seriados, kpop, reality show ruim, Warsan Shire e as Kardashians. Odeio o Grêmio e cebola. Prazer, pode chamar de Prih agora.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos